VERÃO ' 19

Barroco no inverno 2013

Lembram-se que falamos aqui sobre a influência do Barroco na moda? Pois é, hoje retomamos o assunto e vamos mostrar como essa tendência influenciou alguns looks da coleção outono/inverno 2013 da Carlota Costa. Apesar de o minimalismo ter reinado nos últimos tempos, pedindo looks cleans,  essa nova temporada promete  sugere exatamente o contrário.  Looks ricos, exagerados e elaborados farão parte da estação.

O Barroco foi um movimento influenciou a arte e a literatura entre os anos de 1600 e 1700.  A arte barroca é marcada pelo exagero. Seu propósito era impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio. Assim, as obras se destacavam pelos violentos contrastes de luz e sombra. Além disso, as   pinturas traziam efeitos ilusionistas, além de características como amplitude, contorção e a exagerada riqueza ornamental, ausência de espaços vazios e o gosto pela teatralidade.

Na moda, o Barroco surge refletido no exagero de informações: crash de texturas, mix de estampas, hibridismo, exagero das proporções, sobreposições, peles, pelos, transparência, brilho – tudo, de preferência, no mesmo look. Apesar de o estilo prometer estourar em 2013, ele já vem aparecendo há algum tempo, provando como uma tendência começa mais exclusiva para, depois, tornar-se popular.

Para se ter uma ideia, a Prada foi uma das primeiras grifes a trazer referências do movimento em suas coleções.  Dolce & Gabbana, Moschino, Balmain e Zuhair Murad também investiram na tendência, com estampas, bordados e texturas rebuscadas.

Com o sucesso nas passarelas, não demorou para que as peças estampassem capas de revistas no mundo todo e caíssem no gosto das celebridades, que adotaram peças com o estilo – tanto para os red carpets mais cheios de pompa como para os mais casuais.

Como mencionamos no início do post, o Barroco também influenciou a coleção outono/inverno 2013 da Carlota Costa. Vestidos, saias, casacos e blusas aparecem lembrando essa tendência, principalmente em detalhes dourados, que representam muito bem a influência do movimento na moda. O que acharam dos nossos looks? Riquezas, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *