VERÃO ' 19

Tendências para o inverno 2013: barroco

Apesar de vocês estarem curtindo o verão, a Carlota Costa já trabalha a todo vapor em cima da coleção inverno 2013 – aguardem! É assim o calendário da moda: estamos sempre à frente, para trazer as últimas tendências para vocês.

Uma das grandes influências para esse inverno é o Barroco. Looks ricos, exagerados e elaborados farão parte da estação. O Barroco foi um movimento que influenciou a arte e a literatura entre os anos de 1600 e 1700. O nome deriva da palavra verruca, que vem do latim e significa elevação de terreno em superfície lisa. Toda pedra preciosa que não tinha forma arredondada era chamada de barrueca. Logo após, qualquer coisa que possuía forma bizarra, que fugia do normal, era chamada de baroque. Então, apesar de não possuir características unânimes em todas as obras, o barroco passou a ser a denominação dos artistas e escritores da referida época.

Para se ter uma ideia, a Prada foi uma das primeiras grifes a trazer referências do movimento em suas coleções. Na coleção primavera 2011, a marca buscou inspirações no Barroco brasileiro. Suas peças traziam referências às baianas, aos macacos e às típicas linhas barrocas.  Nas semanas de moda internacionais de inverno 2013, o que se pode perceber foram estampas, bordados e texturas rebuscadas nas peças das grifes mais famosas do mundo. Dolce & Gabbana e Moschino, por exemplo, trouxeram os bordados dourados para suas coleções, fazendo uma menção muito clara ao movimento que tem como uma das principais características a diversidade de elementos. A grife Balmain também se inspirou no universo de jóias e minerais e desenvolveu peças com muitas texturas e cores, com ar nobre e dramático.

Na moda, o Barroco surge refletido no exagero de informações: crash de texturas, mix de estampas, hibridismo, exagero das proporções, sobreposições, peles, pelos, transparência, brilho – e de preferência no mesmo look. Apesar de o estilo prometer estourar em 2013, ele já vem aparecendo há algum tempo, provando  como uma tendência começa mais exclusiva para, depois, tornar-se popular – o que deve ocorrer no próximo ano. Neste ano, diversas celebridades já apostaram na tendência – o que confirma seu sucesso para 2013.

Isso é só uma amostra do que vem por aí. Gostaram? Curtem esses looks com pegada?

2 thoughts on “Tendências para o inverno 2013: barroco

  1. Gostaria muito de adquirir suas peças de outono/;inverno. Por favor, entrem em contato comigo. Já tenho cadastrado vocês nomeu facebook da loja que passou a se chamar Andrehya Martins. Meus telefones são (71) 86491282 e (71) 32641455 (71) 32351598. Obrigada.

  2. eu amo a maneira que vocês elaboram suas roupas,cores e estilo….é perfect……. eu tenho e sempre comprarei…..essa
    então é lindo por di mais……grata pela atenção…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *